quarta-feira, 18 de julho de 2012

Cidades da Paraíba têm apenas um candidato em disputa por prefeitura

Jhonathan Oliveira Do G1 PB

Eleitores de cinco cidades da Paraíba não terão muitas opções para fazer as escolha dos prefeitos na eleições municipais de outubro. Isso porque, segundo os dados de registro de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral, elas terão apenas um candidato concorrendo ao executivo. A situação acontece em Aguiar, Camalaú, Curral Velho, Poço Dantas e São Domingos de Pombal.
O fato de ter apenas uma candidatura faz com existam alianças entre partidos que historicamente são rivais. Em Curral Velho, o candidato do PSDB Joaquim Alves Barbosa tem como vice José Charles Cavalcante que é do PC do B. A coligação conta ainda com PTB, PMDB, DEM e PSD.
Em Curral Velho o que chama atenção é o número de partidos que apoiam a candidatura à reeleição do atual prefeito Manoel Batista Guedes Filho (PP). São quatorze siglas em torno dele: PRB, PP , PT, PMDB, PSC, PR, PPS, PSDC, PHS, PMN, PSB, PSDB, PC do B e PT do B. O vice da chapa é Agenor Mendes (PSDB).
Nas cidades de Camalaú e Poço Dantas os atuais vices são os candidatos únicos. Na primeira Jacinto Bezerra da Silva (DEM) tem como companheiro de chapa Alecsandro Bezerra (DEM), no outro município a chapa é formada por José Gurgel (PSB) e Thiago Silva Santiago (PMDB).
Já em São Domingos de Pombal a chapa única é uma 'puro sangue' do PMDB. A candidata é Odaisa de Cássia Queiroga e o vice-prefeito Juan Douglas Nóbrega.
Baixa concorrência também nas câmaras municipais
As cidades paraibanas que têm apenas um candidato à prefeitura também apresentam uma baixa concorrência na disputa para o legislativo. Aguiar e Camalaú registraram cada uma 18 candidatos para as nove vagas de vereadores que as câmaras municipais dispõe, tendo assim uma média de dois postulantes para cada cadeira.
Em Poço Dantas são 15 candidatos para nove vagas. Já em Curral Velho e São Domingos de Pombal a concorrência é ainda menor são 11 registrados para nove cadeiras, ou seja apenas dois candidatos em cada um dos municípios ficarão de fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário