domingo, 8 de julho de 2012

Passa de 170 o número de mortos devido a chuvas na Rússia


France Presse 08/07/2012 14h27 - Atualizado em 08/07/2012 15h10

Mais corpos foram encontrados em Krymsk, cidade mais atingida.
Presidente Vladimir Putin decretou luto e abriu uma investigação.

Do G1, com agências internacionais

Os serviços de resgate continuam encontrando corpos neste domingo (8) na região de Krasnodar, no sudoeste de Rússia, onde chuvas torrenciais e inundações ocorridas entre sexta-feira à noite e a madrugada de sábado deixaram 171 mortos confirmados até o momento.
O presidente Vladimir Putin ordenou uma investigação e ajudas imediatas.
O comitê de investigação local, citado pela agência de notícias russa Interfax, disse que foi encontrado hoje o corpo de uma menina de oito anos na pequena cidade de Krymsk, elevando para 159 o número de mortos nesta localidade, que foi a mais atingida.
Russos organizam doações em Moscou para vítimas das inundações no sul do país, neste domingo (8) (Foto: Andrey Smirnov / AFP)Russos organizam doações em Moscou para vítimas das inundações no sul do país, neste domingo (8) (Foto: Andrey Smirnov / AFP)
Nove corpos foram encontrados desde que começou a inundação na estação balneária de Gelendjik e o balanço foi elevado para três mortos no porto vizinho de Novorossiisk, o mais importante da costa russa do Mar Negro.
mapa inundações na Rússia (Foto: Editoria de Arte / G1)mapa inundações na Rússia (Foto: Editoria de Arte / G1)
A imprensa e os resgatistas do local temem que a lista de falecidos aumente ainda mais à medida que a água retrocede e os serviços de resgate avançavam em seu trabalho.
"Abrimos as casas: cadáveres", explicou pela noite o prefeito de Krymsk, Vassili Kroutko, que esteve reunido com o presidente Vladimir Putin.
LutoPutin decretou um dia de luto nacional em 9 de maio.
A zona apresentava neste domingo uma paisagem de desolação, com árvores ou partes de casas caídos ou veículos tombados.
"Tiramos os escombros como pudemos, ainda não recebemos nenhuma ajuda", disse à AFP a habitante local, Irina Morgounova.
Segundo as autoridades locais mais de 12.000 habitantes e 4.000 casas foram afetadas pelo desastre neste distrito, que conta com 60.000 pessoas.
Indundação na cidade russa de Krymsk deixou casas e carros debaixo d'água (Foto: Mikahail Mordasov / AFP)Indundação na cidade russa de Krymsk deixou casas e carros debaixo d'água (Foto: Mikahail Mordasov / AFP)
As chuvas pegaram os habitantes desprevenidos, mas muitos russos dizem que tantas mortes podem ser o resultado de uma comporta aberta num reservatório de água. As autoridades negam essas afirmações.
Choveu em Gelendzhik em 24 horas o correspondente a cinco meses, segundo a administração local.
Em Novorossiisk, o maior porto da Rússia no Mar Negro, as chuvas de 24 horas corresponderam a dois meses.
Célula de emergênciaUma célula de emergência foi formada para tentar colocar a situação sob controle, segundo um funcionário do porto, Mikhail Sidorov.
"Em alguns lugares, o nível da água atingiu um metro e meio", afirmou.
Segundo as autoridades locais, mais de 12.000 habitantes e 4.000 moradias foram afetadas pelo desastre neste distrito que conta com uma população de 60.000 pessoas.
O presidente Vladimir Putin, cuja residência de verão se encontra a 200 km ao sul, próximo à estação balneária de Sotchi, se dirigiu ao local no sábado à noite.
"É como um tsunami!", disse o presidente, que observou a região inundada de Krasnodar de helicóptero junto ao governador, Alexander Tkatchev.
Muitos habitantes afirmaram que não foram advertidos e que foram pegos de surpresa pela inundação à noite, entre 02H00 e 04H00 da madrugada de sábado.
Putin prometeu uma ajuda financeira para as moradias destruídas e indenizações, da ordem de 2 milhões de rublos (50.000 euros) para cada família.
Foto divulgada pelo Ministério do Interior russo mostra inundação na cidade de Gelendzhik (Foto: AFP)Foto divulgada pelo Ministério do Interior russo mostra inundação na cidade de Gelendzhik (Foto: AFP)
tópicos:
veja também

Nenhum comentário:

Postar um comentário