sexta-feira, 20 de julho de 2012

Maioria dos candidatos da Paraíba é agricultor, segundo dados do TSE

Jhonathan Oliveira Do G1 PB

A profissão de agricultor foi a mais informada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelos mais de 11 mil candidatos que disputam as eleições nos 223 municípios da Paraíba. Segundo dados do tribunal, são 2.006 profissionais da agricultura registrados para o pleito deste ano. Na lista de profissões aparecem também algumas ocupações pouco tradicionais para políticos como, por exemplo, coveiro, astrônomo e artistas de circo.
Lista de profissões dos candidatos da Paraíba  (Foto: Reprodução/ TSE)A profissão de agricultor foi a mais informada pelos
candidatos da Paraíba (Foto: Reprodução/ TSE)
Os agricultores representam 16,7 % do total de candidaturas registradas na Paraíba, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral. Do total de 2.006 são 33 candidatos a prefeito e os demais concorrem às câmaras municipais. Após agricultor aparecem na lista do TSE os políticos que declararam 'outros' como profissão, que são 1.432. Os servidores públicos municipais são 983 nas eleições da Paraíba. Já outros 979 declararam ter a profissão de vereador e 62 a de prefeito.
Também tem destaque na lista de profissões declaradas ao TSE pelos políticos paraibanos a de estudante, com 502 no total. Comerciantes são 804, dona de casa 361 empresário são 355.
Os artistas também estão bem representados na disputa eleitoral. São 13 cantores e compositores, seis que afirmaram ser diretor ou ator e também três artistas de circo. Há ainda um astrônomo, duas modelos, um massagista e 11 sacerdotes religiosos.
Profissões dos candidatos a prefeito das principais cidades
Entre os candidatos que disputam às prefeituras de João Pessoa e Campina Grande, principais colégios eleitorais da Paraíba, aparece um equilíbrio entre duas ocupações declaradas. Dos 14 candidatos três disseram ser empresários e outros três deputados.
Em João Pessoa, Cícero Lucena (PSDB) e José Maranhão (PMDB) disseram ter a ocupação de empresários. Antônio Radical (PSTU) e Renan Palmeira (PSOL) aparecem como professores, Lourdes Sarmento (PCO) como psicóloga e Estelizabel Bezerra (PSB) tem a profissão de jornalista. Já Luciano Cartaxo (PT), que é deputado estadual, informou ter a ocupação de farmacêutico.
Já em Campina Grande, Daniella Ribeiro (PP), Guilherme Almeida (PSC) e Romero Rodrigues (PSDB) a função de deputado como ocupação profissional. Artur Almeida (PTB) é empresário, Sizenando Leal (PSOL) trabalha como servidor público, Alexandre Almeida (PT) como administrador de empresas e Tatiana Medeiros (PMDB) como médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário