quarta-feira, 18 de julho de 2012

Prefeitura realiza Campanha de prevenção do Câncer de colo de útero

Foto: Reprodução


Uma campanha desencadeada pela Prefeitura de Esperança, no agreste paraibano através da Secretaria Municipal de Saúde, com tema: “Útero, lugar onde a vida começa, não onde ela termina” visa alertar as mulheres para a importância da realização do exame preventivo contra o câncer do colo de útero.
Por meio da campanha, que será realizada de 2 a 15 de Agosto, a secretaria de Saúde pretende aumentar significativamente a realização dos exames, que já são feitos gratuitamente nas unidades básicas de saúde e no Centro Municipal de Saúde. Para isso, serão promovidos mutirões em todas as regiões da cidade para a coleta do material necessário para o exame, conhecido como Papanicolau.
O câncer de colo de útero ou câncer cervical é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres (o primeiro é o câncer de mama) e se diagnosticado no início, tem mais chance de ser revertido com o tratamento adequado. Por isso é importante realizar o exame de Papanicolau uma vez por ano.
O exame de Papanicolau pode ser feito por mulheres de 25 a 64 anos e deve ser realizado, pelo menos, uma semana antes da menstruação e é necessário evitar duchas vaginais, colocação de cremes vaginais e relações sexuais três dias antes do exame.

SECOM-PME

Nenhum comentário:

Postar um comentário