segunda-feira, 16 de julho de 2012

Eleitorado cresce em até 29% em cidades da PB


Nos últimos 4 anos, dez cidades paraibanas tiveram um aumento de pelo menos 20% no número de eleitores. O destaque fica por conta de Cacimbas, no Sertão, que com uma população de 6.814 habitantes terá 5.188 votantes, contra 4.021 na eleição passada, um aumento de 29,02%. Cuité de Mamanguape, no Litoral Norte do Estado, com 6.198 habitantes, também teve um aumento expressivo no número de eleitores: 28,31% (de 4.810 para 6.172). Bernardino Batista, na divisa com o Ceará, de apenas 3.075 habitantes, passou de 2.031 eleitores para 2.588 (27,42% de aumento).
Para o cientista político Fábio Machado, um aumento tão grande no número de eleitores levanta suspeitas, especialmente em municípios pequenos, que não tenham grandes fluxos migratórios ou grande potencial econômico. “Isso já aconteceu em outros momentos. Não estou dizendo que isto tenha acontecido agora, mas não sei o que poderia justificar um aumento tão grande nestas cidades. Acredito que teríamos de ver caso a caso”, analisou.
Apesar disso, ele acredita que o aumento no número de eleitores deva ser positivo, dando novo fôlego para o pleito nestes municípios. “O debate será efervescente, com os candidatos procurando este novo contingente de eleitores”, projeta Fábio. Ele acredita que, assim como na redução, no aumento de votantes o discurso das candidaturas fica concentrado na geração de emprego e renda, habitação e segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário